A Associação SOMA esteve presente na 2ª edição do Curso Capacita – Trilha do Orçamento Impositivo, realizado no dia 23 de setembro de 2025, no Teatro Goiânia, uma iniciativa da Secretaria de Relações Institucionais do Estado de Goiás (SERINT) em parceria com a SEDS, OVG e Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).
O evento, que reuniu dirigentes e representantes de dezenas de Organizações da Sociedade Civil (OSCs), teve como objetivo fortalecer a gestão e a governança das entidades, oferecendo ferramentas práticas para a utilização ética e transparente de recursos públicos, em especial das emendas parlamentares.
Para a SOMA, participar desse tipo de capacitação é um passo importante em sua jornada de profissionalização e sustentabilidade. Como explicou o presidente da associação, Diego Franco Nunes:
“Estamos em um momento de transição — de uma atuação mais assistencial para um modelo baseado em projetos, impacto mensurável e captação estruturada. O Curso Capacita veio para nos equipar com conhecimentos essenciais sobre editais, prestação de contas e transparência, alinhados à missão da SOMA de promover autonomia por meio da educação.”
A programação contou com palestras de autoridades e especialistas, como Dr. Nelson Arns, da Pastoral da Criança Internacional, que destacou a importância do uso estratégico dos recursos para gerar transformação real na vida das pessoas. Também foram realizadas oficinas com temas como:
-
Captação de recursos e modalidades de execução
-
Operacionalização de emendas estaduais
-
Transparência e ouvidoria nas OSCs
Esses conteúdos são fundamentais para que instituições como a SOMA possam acessar editais, executar projetos com rigor e prestar contas de forma clara, garantindo que cada recurso aplicado se reverta em oportunidades para a comunidade.
A participação no Curso Capacita reforça o compromisso da SOMA com a gestão profissionalizada e o impacto social duradouro. Nos últimos anos, a associação tem investido na formação de sua equipe, na elaboração de projetos estruturados e na busca por parcerias que permitam escalar suas ações — como os programas de bolsas de estudo em parceria com IBEC, FAP e UNIASSELVI, e eventos como a palestra sobre saúde mental no campo, em Cristianópolis.
“Eventos como esse não só capacitam, mas também integram as OSCs em uma rede de apoio e troca de experiências. Saímos mais fortalecidos e com mais clareza sobre como transformar desafios em oportunidades”, complementou Bartolomeu Neto, secretário-geral da SOMA.
A SOMA segue aberta a novas parcerias e oportunidades de capacitação, sempre com o objetivo de oferecer não o peixe, mas a vara e a habilidade de pescar.